Procura uma máquina de lavar ou secar roupa?

Comprar Maquina de Lavar

Procura uma máquina de lavar ou secar roupa? Então leia este artigo

Ter uma boa máquina de lavar roupa nova é ótimo e pode até poupar-lhe muito tempo também no processo de secar. Quer escolha um modelo LG, Zanussi ou Vox, pode sempre colocar o seu novo aparelho na lavandaria, na marquise ou até mesmo na cozinha.

Mas, apesar de parecer uma compra simples, há coisas que deve saber antes de comprar a sua nova máquina – quer seja uma Bosch, AEG ou Whirlpool!

Ao adquirir qualquer um dos grandes eletrodomésticos, há sempre pontos a ter em conta antes de tomar qualquer decisão. Pode comprar as máquinas de lavar e secar em conjunto ou não, escolhendo uma mais barata ou mais dispendiosa.

Para ajudar a escolher a sua nova Hotpoint, Indesit ou Samsung, criamos uma lista de várias coisas que vão ajudar a fazer uma escolha informada e de acordo com as suas reais necessidades!

1 – Meça muito bem o espaço – uma, duas ou três vezes!

Apesar de a maioria das máquinas ter medidas standard, convém sempre ter a certeza absoluta do espaço que terá disponível para a colocar – até pode optar por uma solução vertical, caso a sua casa não permita os dois aparelhos lado a lado ou incorporados num móvel. Nesse caso, meça também o pé direito da divisão.

Confirme também sempre se é possível abrir as portas sem ter qualquer obstáculo. Isso vai permitir usufruir em pleno dos novos aparelhos e utilizá-los devidamente.

Não se esqueça que é necessário espaço para as tubagens e ligações elétricas!

Normalmente, e por uma questão de comodidade, os detergentes e amaciadores ficam junto das máquinas. Mas tal pode não ser possível.

E, como estamos a falar de peças bastante pesadas, estude bem o percurso da sua loja JCA até ter o seu eletrodoméstico devidamente instalado em casa.

2 – O estilo também é importante

Não são só as suas roupas que têm uma boa aparência. A sua nova máquina de lavar ou de secar também pode ser bonita!

Branca, cinzenta ou prata: a cor pode perfeitamente combinar com o estilo de sua casa e com a área envolvente.

As máquinas mais comuns têm a porta à frente, não precisando de qualquer apoio, mas também existem com as portas na parte de cima (este caso, de estilo americano, tem maior capacidade de carga, de que iremos falar a seguir) e até de encastrar.

Mas a máquina de lavar mais comum tem porta frontal e, além de ser mais delicada com as roupas (assemelha-se mais à lavagem à mão), poupa muito mais água. Sim, mesmo com ciclos mais longos a poupança é evidente e, como tem mais rotações por minuto, a secagem também será, depois, mais rápida (pois os tecidos saem com menos água).

Na atualidade, a maior parte das máquinas tem um ecrã onde pode visualizar todas as opções (rotações, temperatura da água, tipo de programa escolhido, entre outros, dependendo do modelo).

O tambor também pode ser feito com diferentes materiais, o que vai alterar a aparência geral do aparelho (sem que isso comprometa o seu funcionamento, sendo apenas uma questão estética).

3 – Faça as contas ao seu orçamento

Há excelentes máquinas de lavar e de secar a preços mais em conta. Tudo dependerá, claro, de quanto quiser gastar. Pesquise na nossa loja online ou visite a nossa loja de eletrodomésticos em Freamunde, Paços de Ferreira, e veja tudo o que temos disponível para compra imediata.

4 – Avalie o seu modo de vida e a dimensão da família

Já pensou em quantas vezes por semana irá usar a máquina? Na quantidade de roupa suja que a sua família produz por dia? E, já agora, no número de pessoas que vivem consigo?

Tudo isto vai influenciar as suas necessidades e, como é óbvio, a escolha da máquina. Neste ponto, pode optar pela capacidade de 6kg, 7kg, 8kg, 9kg ou 10kg – depende, claro está, de quanta roupa quererá lavar em simultâneo.

Ah! Mesmo que tenha um bebé, lembre-se que as roupas dele podem ficar muito sujas mas também são muito pequenas e leves.

Se colocar mais roupa a lavar ou a secar de cada vez, enchendo mais, menos vezes terá de usar as máquinas. Além de poder descansar mais tempo, ainda poupa energia!

Se usar as duas máquinas, não se esqueça que a capacidade de uma deve estar em consonância com a outra.

5 – Verifique todas as funcionalidades

A tecnologia mundial não para de avançar e, hoje em dia, estes aparelhos já não possuem apenas o programa normal, de tambor cheio ou para roupa delicada. Agora, já pode facilmente encontrar modelos de máquina de lavar que permitam, com segurança, usar programas especiais como: roupa de bebé, de desporto, lãs e sedas, lingerie, pré-lavagem (quando as roupas estão mesmo muito sujas), ou até lavagem rápida de 15 minutos, além de diferentes opções de centrifugação.

Estas funções são altamente úteis e seguras para a roupa, pois a temperatura da água é ajustada às necessidades e a centrifugação é definida para uma velocidade que não cause danos aos tecidos e fibras, com um enxaguamento muito suave.

O mesmo se aplica às máquinas de secar, que também podem ser usadas com muita segurança mesmo com roupas de tecidos que, normalmente, deveriam ser secos ao ar livre.

(Mas confirme sempre as etiquetas das suas peças, claro!)
A eficiência energética é também muito importante e existem modelos que até controlam eletronicamente o consumo em tempo real. Saiba que os nossos modelos disponíveis começam na categoria A++ e temos máquinas que, com tecnologia de ponta, pesa a carga e calcula quanto tempo, água e energia irá ser necessário.

Esta função permite evitar o desgaste e danificação das fibras, sem comprometer uma lavagem altamente eficaz.

O detergente que vai utilizar também desempenha um papel fundamental em todo o processo.

Muitas vezes acha-se que quanto mais rotações melhor. Não é bem esse o caso: mesmo havendo máquinas com 1400 rotações por minuto, e até mais, nos programas de lavagem de algodão, esse número pode ser alto demais e consumir demasiada energia.

Certo é que, se usar a máquina de secar a seguir, escolher um programa com alta rotação pode tornar-se mais económico pois as roupas ficam mais secas – há uma maior remoção da água – e a necessidade de tempo de secagem diminui bastante.

Se secar as roupas ao ar livre, aplica-se o mesmo conceito; no entanto, há peças que não podem ser lavadas assim e que exigem programas especializados.

Ou seja: o número de rotações não é necessariamente proporcional à eficácia do ciclo de lavagem.

6 – Veja as avaliações e consulte os manuais das marcas

Nem todas as famílias são iguais e as máquinas de lavar podem não ser uma solução universal, que sirva a todos de igual forma. Mesmo assim, pode sempre encontrar pontos em comum com outros consumidores e saber o que eles têm a dizer sobre estes eletrodomésticos.

Esta dica também é válida para os pequenos eletrodomésticos, claro!

7 – Vamos salvar o planeta?

Bem, talvez uma família sozinha não consiga mas, se todos tivermos cuidados, certamente ajudamos o ambiente. Por isso é que o consumo energético e de água é tão importante e são tópicos a ter em conta ao adquirir qualquer um destes aparelhos.

Escolha modelos com altas taxas de eficiência energética e redução do consumo de água e, além de ajudar a Natureza, ainda poupa na sua conta da luz. Só vantagens, não é?

Muitas vezes, com os programas de lavagem, rotações e secagem adequados, nem sequer irá precisar de passar a sua roupa a ferro. Não lhe parece mesmo perfeito? Assim, o tempo que irá poupar pode ser de qualidade e passado em família.

8 – Tem animais de estimação?

Sempre que falamos em família, consideramos também os membros de quatro patas, claro! Isto porque, se tiver cães, gatos ou coelhos, o mais certo é que as suas roupas tenham tendência a estar sempre – ou quase sempre – cobertas de pelos.

Mesmo que não deixe os seus animais de estimação dormir consigo ou que se sentem ao seu lado no sofá lá de casa, acabará sempre por estar perto o suficiente para que os tecidos “atraiam” esses indesejados pelos. É impossível conseguir ter uma peça preta totalmente imaculada.

Escolha um programa adequado a removê-los e use detergentes próprios para essa função, disponíveis em qualquer supermercado.
E sim, pode aproveitar esta dica para lavar de forma eficaz também a cama do seu gato, cão ou coelho.

9 – Máquina combinada, sim ou não?

No caso de falta de espaço em casa, esta pode ser uma opção viável. Saiba, no entanto, que estes modelos normalmente têm menor capacidade (entre 6 e 9 quilos) e que este valor para a secagem também costuma ser menor.

Desse modo, a eficiência pode não ser exatamente aquilo que procura. Os ciclos podem também ser mais longos que nas opções ditas convencionais.

E se, mesmo com estas dez dicas, ainda não conseguiu decidir-se, conte com a nossa equipa de apoio ao cliente para ajudar a fazer a melhor escolha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Main Menu